- 1 de março de 2018
- Postado por: admin
- Categoria: Abertura de empresas

Se você está pensando em abrir uma empresa e ficou com dúvida sobre os passos necessários, não se assuste, é normal. Por mais que pareça simples, há uma série ações que podem comprometer sua empresa. E não estamos falando da parte operacional, que pode acarretar no atrasado da abertura, mas sim de questões que podem fazê-lo pagar mais impostos e taxas no futuro.
Enquadramento Tributário
Uma empresa enquadrada no Simples Nacional, sistema que unifica os tributos e contribuições, tem alíquotas que podem variar de 4% a 17,42%. O que determina são as atividades que estão divididas em 6 tabelas, cada uma com uma alíquota. O Lucro presumido e o Lucro Real são outros tipos de enquadramentos, que devem ser considerados a partir de uma análise criteriosa, pois dependendo de alguns fatores, podem ser mais interessantes para sua empresa.
Modalidades da empresa
Basicamente, o principal fator que determina a modalidade da empresa é se ela é constituída por um ou mais fundadores. Logo você tem duas opções:
- Se você não tem sócio, pode optar por registrar uma Empresa individual de Responsabilidade Limitada (Eireli) ou uma Empresa Individual. Ambas, como o nome diz, são individuais – sem sócio – sendo que a primeira requer um capital social de 100 salários mínimos. A principal diferença entre elas é que o proprietário de uma Eireli que tem dívidas judiciais da empresa, teoricamente, não corre o risco de ter seu patrimônio pessoal usado para cumprir as obrigações. Por outro lado, a Empresa Individual não exige um capital social mínimo, mas seus bens pessoais podem ser usados para pagamento de tais obrigações.
- Se você terá sócio, a opção é a Sociedade Limitada. Nesse modelo seus bens pessoais e de seus sócios também podem ser usados para pagamentos de obrigações, e a porcentagem no capital da empresa é o que orienta a divisão de lucros ou despesas.
Etapas para a abertura
Certos procedimentos podem ser realizados apenas por contadores, como por exemplo, a inscrição estadual e, após a abertura da empresa, as declarações acessórias (declarações exigidas pelo governo municipal, estadual e federal ). Porém, resumidamente, a abertura tem as seguintes etapas:
Como você pode ver o processo tem várias etapas. A questão que pontuamos é o problema futuro que pode causar se você e seu contador atentar apenas para obrigações operacionais. As etapas podem 1 e 3 requer uma profunda análise do seu plano de negócio, suas expectativas e objetivos.
Claro que se você já concluiu a abertura ou conhece alguém que tem dúvida se fez uma abertura profissional da empresa, nada está perdido. Ainda há tempo, basta fazer uma Consultoria em restituição/revisão tributária. Porém, iniciar com uma abertura profissional e contar com contador experiente é começar a empresa com pé direito.